Venture Studio Associate

Tipo de Contratação Pessoa Jurídica

 

                                            CARGO: VENTURE STUDIO ASSOCIATE (1/2/3)

SOBRE A RISE VENTURES

A Rise Ventures é uma gestora de negócios (venture studio) de impacto que tem como missão promover a viabilidade financeira e crescimento de negócios com propósito positivo e potencial financeiro. Nós democratizamos a inteligência de criação e execução de negócios por meio de gente (recrutamento/desenvolvimento de pessoas), dinheiro (captação de investimentos) e método (implementação do plano de maneira estruturada) para empresas com propósito positivo que produzem - (i) produtos/serviços relacionados ao consumo consciente/sustentabilidade, e/ou (ii) produtos/serviços essenciais e acessíveis para população de baixa renda.

Nossa abordagem dentro de cada tese de investimento se dá seguinte forma:

·                  Etapa 1 - Estruturação do Plano Estratégico e Financeiro: elaboramos um plano estratégico e financeiro sólidos,

·   Etapa 2 - Fund raising & Hunting de Pessoas: trazemos o investimento de forma customizada, assim como as pessoas necessárias; e

·   Etapa 3 - Gestão do Crescimento da Empresa: tornamo-nos sócios e participamos da gestão do crescimento de forma analítica e metodológica, coordenando os projetos estratégicos e atuando na gestão inteira da empresa.

 

SOBRE A TESE DE INVESTIMENTO

A tese de investimento está localizada no interior de MG. 

 

ESCOPO/OBJETIVO DO CARGO 

O(A) associate atua como co-empreendedor(a) na(s) tese(s) de investimento, sendo o principal ponto focal da Rise dentro da empresa e com envolvimento em assuntos estratégicos, táticos e operacionais da tese de investimento. Além de liderar a implantação da metodologia completa de venture studio da Rise na tese, o(a) associate também é responsável pela formação de pessoas – tanto da empresa do portfolio como do time Rise alocado -, e por ser o principal ponto de contato, também é responsável pela comunicação direta com os sócios. O(A) associate passará por dois momentos de atuação, de acordo com as etapas da abordagem da Rise dentro da empresa (podendo entrar diretamente no momento 2 de atuação).

Escopo do 1º momento: Estruturação do Plano Estratégico e Financeiro (Etapa 1): ~4-5 meses

1.1.  Liderança da construção de Business Plan da empresa (visão mercado, clientes, competidores e cadeia de valor);

1.2.  Desenvolvimento do Planejamento Estratégico (Roadmap de projetos);

1.3.  Elaboração da Simulação Financeira da companhia com base no Planejamento Estratégico;

1.4.  Suporte ao processo de fund raising com confecção e ajuste de materiais para investidores, reuniões, etc.

1.5.  Liderança geral do projeto e principal ponto de contato com sócios.

Escopo do 2° momento: Suporte à Gestão do Crescimento da empresa (Etapa 3): ~2-7 anos

2.1.  Co-empreender com a empresa, atuando como associate de venture studio nos mais diversos assuntos de dia-a-dia, desde decisões estratégicas até as mais diversas atividades de rotina da startup (projetos, análises diversas, contratações, operação, administrativo, etc);

2.2.  Liderança do time de estagiários e analistas da Rise (alocados na tese) e formação de pessoas (da tese de investimento e do time Rise alocado)

2.3.  Implementação e gestão dos projetos do plano estratégico (roadmap) da startup com metodologia de acompanhamento e ferramentas (PMO) pré-definidas;

2.4.  Preparação de materiais de acompanhamento do roadmap para apresentação aos stakeholders, coordenação das reuniões do Comitê de Governança com todo o time e manutenção de relacionamento interno (“radar” de Pessoas);

2.5.   Acompanhamento da gestão financeira da empresa: suporte ao caixa, dar visibilidade financeira a todos os gestores, implementar ferramentas novas de gestão financeira, etc;

2.6.  Atuação no processo de Replan anual (e/ou semestral, se necessário)

2.7.  Reportar o andamento das atividades e resultados da tese em questão em Comitês Mensais internos da Rise Ventures.

2.8.  Gestão e ponto de contato central com sócios Rise e Empresa Portfolio.


REQUISITOS MÍNIMOS

·        Formação: Administração, Economia ou Engenharia, preferencialmente. Mas não é um pré-requisito, pode ter qualquer formação.

·        Experiência: Preferencialmente ter trabalhado em consultoria de negócios; experiência com modelagem e simulações financeiras, gestão de processos e projetos, análise setorial, construção de planos de negócios; vivência em fundos de investimentos e/ou com algum empreendimento próprio também são bastante válidos.

·        Desejável: Ser ligado de alguma maneira com o mercado de early-stage (start-ups) e ser 'simpático' à filosofia de investimento de impacto.

·        Idiomas: Inglês avançado (oral e escrito)

·        Informática: Pacote Office com skills desenvolvidos de Excel e PowerPoint; Desejável: MS Project.

·        Disponibilidade para viagens e/ou mudanças (a depender da localização da(s) tese(s) de investimento que o(a) associate atuar)

·        Obs: O(A) associate Rise pode atuar em uma ou duas teses de investimento ao mesmo tempo, a depender da etapa da metodologia, tamanho e complexidade da tese, e também do nível de experiência que a pessoa adquirir na Rise, após algum tempo de experiência prévio.

 

HABILIDADES REQUERIDAS

·        Atitudes:

o   Ética e Profissionalismo

o   Atitude Empreendedora / Mão na Massa (desenrolado / sabe se virar com pouca orientação / sabe trabalhar de forma autônoma quando necessário)

o   Proatividade e Foco em Resolução de Problemas

o   Impacto positivo

·        Habilidades Comportamentais:

o   Visão de Negócios e Geração de Valor

o   Formação de Si Mesmo(a) e do Outro(a)

o   Planejamento e Organização

o   Boa Comunicação Oral e Escrita e Relacionamento Interpessoal

o   Saber Ouvir e Mediar Conflitos 

·        Habilidades Técnicas:

o   Conhecimento das técnicas de Gestão de Projetos (PMO)

o   Perfil analítico com Excel intermediário-avançado

o   Conhecimento dos instrumentos financeiros e Indicadores (DRE/Balanço/Fluxo de Caixa)

o   Apresentações em PowerPoint e Técnicas de Apresentação

o   Conhecimento de Gestão de Processos

 

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DENTRO DO ESCOPO DE TRABALHO

1.1.  Construção de Business Plan da empresa (visão mercado, clientes, competidores e cadeia de valor): Construção de Business Plans da Companhia, usando metodologia de desk research, pesquisa de campo e análise

·     Da cadeia de valor (value chain): Cadeia de produção, distribuição e consumo. Principais players e como eles se relacionam. Características dos canais de vendas e distribuição, preços e margens médias na cadeia por tipo e categoria de player. Tamanho do mercado em questão.

·     De competidores: Competidores diretos, indiretos e substitutos, pontos fortes, fracos, e características de cada um. Size e estratégia/posicionamento de cada player, e posicionamento do cliente da Rise Ventures frente a concorrência

·     De clientes e consumidores: Grupo de consumidores e clientes de um determinado negócio, principais hábitos de consumo e compra, nível de serviço esperado por esses grupos de clientes (preço, produto, entrega, serviços, etc.), e tendências de consumo.

·     Da Indústria: Market share estimado da empresa cliente vs. competidores, pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Oportunidades, pontos de atenção, drivers e tendências da indústria como um todo. Barreiras de entrada na indústria e principais pontos do regulatório.

1.2.  Desenvolvimento do Planejamento Estratégico (Roadmap de projetos): Desenvolvimento do Planejamento Estratégico (Roadmap) da empresa, usando metodologia pré-definida que inclui:

·        Entendimento do Diagnóstico: Estratégia, Liderança e Competências, Cultura, Processos e Sistemas, Estrutura Organizacional, Financeiro, Legal e Back-office.

·        Entendimento das Diretrizes Estratégicas: Visão, Missão, Objetivos Centrais (qualitativos e financeiros/quantitativos), Pilares, Objetivos Estratégicos por Pilar.

·        Roadmap de Projetos: Definição e priorização de projetos e iniciativas para a empresa cumprir o plano estratégico. Investimentos necessários do planejamento estratégico de 2-3 anos.

·        Construção do BP: Elaboração do material de apresentação do Plano.

1.3.  Elaboração da Simulação Financeira da companhia com base no Planejamento Estratégico: Simulação Financeira da empresa, com os inputs do business plan e roadmap de projetos, que inclui:

·        DRE, Balanço e Fluxo de Caixa: Premissas claras para cada um, e integração entre instrumentos financeiros em ferramenta parametrizável a ser desenvolvida para cada cliente.

·        Valuation: Valuation com matriz de sensibilidade seguindo parâmetros pré-estabelecidos para cada projeto, e índices financeiros (ROI, Payback, MOIC, Índices gerais de performance e liquidez, etc.)

1.4.  Suporte ao processo de fund raising: Atuação no processo de fund raising por meio de:

·        Material para investidores: Teaser, Investor's Deck, análises adicionais e que forem sendo demandadas, NDAs, MOUs, contratos, entre outros materiais que forem requisitados ao longo do processo de fund raising e diligência.

·        Roadshow: Levantamento de potenciais investidores (VC, PE, etc). Participação em reuniões com investidores para acompanhamento do processo.

2.1.  Co-empreender com a empresa, atuando como venture builder nos mais diversos assuntos de dia-a-dia, desde decisões estratégicas até as mais diversas atividades de rotina da startup (projetos, análises estratégicas, contratações, operação, administrativo, etc);

·     Empreender com a startup: estar sempre disponível para auxiliar todos os gestores e colaboradores da empresa e da Rise Ventures (espírito de dono(a), descomplicado(a), e com a flexibilidade demandada por uma startup). Participar ativamente do dia-a-dia da empresa (exemplos de atuações que os(as) analistas/associates se envolvem: rebranding de marca, construção de site novo, estratégias de investimento em marketing digital, revisão de processos internos de qualquer área, entrevistas e seleção de novos colaboradores, captação de investimento por equity crowdfunding, entre outros). O objetivo é a Rise se tornar cada vez mais 'desnecessária' com o tempo, e ajudarmos as empresas a construir áreas/processos/cultura/time que seja auto-suficiente para o crescimento (meta a ser cumprida em um período de alguns anos). 

2.2.  Liderança time, gestão e formação de pessoas (da tese de investimento e do time Rise alocado)

·     Liderança da Tese: Condução da implantação da metodologia na tese de investimento. Atuação na mediação e resolução de conflitos de todas as áreas dentro da empresa, e/ou pedir ajuda para sócios nesses casos.

·     Gestão de Pessoas e Formação de Time: Liderança do time Rise alocado na tese (analista(s) / estagiário(s)). Coordenação de áreas/departamentos da tese de investimento, quando necessário (liderança funcional e/ou matricial). Envolvimento em todos os assuntos referente a Pessoas (contratações, demissões, avaliação de desempenho, promoções, etc). Responsável pela condução de conversas de alinhamento de papéis e responsabilidades, por estruturar e dar feedbacks, e atuar no desenvolvimento e formação de pessoas.

2.3.  Implementação e gestão dos projetos do plano estratégico (roadmap) da startup: com metodologia de acompanhamento e ferramentas (PMO) pré-definidas:

·        Implementação dos Projetos e Iniciativas: Priorização, gestão e implementação dos projetos e iniciativas da Companhia, conforme plano estratégico – execução de alguns projetos como dono, e monitoramento de todos os projetos do plano (PMO).

2.4.  Preparação de materiais de acompanhamento do roadmap para apresentação aos stakeholders, coordenação das reuniões do Comitê de Governança com todo o time e manutenção de relacionamento interno (“radar” de Pessoas): Comitês do Roadmap e Relacionamento:

·        Apresentação: Preparar apresentações dos resultados estratégicos, operacionais e financeiros da Companhia para os stakeholders.

·        Relacionamento: Fazer relacionamento com equipe interna, equipe Rise, fornecedores, clientes/consumidores, além de outros stakeholders, gerando envolvimento de todos na execução dos planos definidos, e extraindo e compilando informações necessárias para o Comitê.

2.5.  Acompanhamento da gestão financeira da empresa: suporte ao caixa, dar visibilidade financeira a todos os gestores, implementar ferramentas novas de gestão financeira: Acompanhamento e Gestão Financeira da Companhia, com os inputs do business plan e roadmap, que inclui:

·        Monitoramento do DRE, Balanço e Fluxo de Caixa: Desenvolvimento/Melhoria dos principais demonstrativos financeiros da empresa, e monitoramento diário dos mesmos. Produção de análises gráficas e sumários.

·        Realização e Monitoramento do Budget: elaboração do orçamento da empresa juntamente com a equipe gestora – acompanhamento do realizado x orçado em cada um dos instrumentos financeiros

·        Métricas Gerais (KPIs): Definição, implementação e acompanhamento de métricas operacionais (financeiras, produtividade, etc.), estratégicas, entre outras, que auxiliem na tomada de decisão – visibilidade real time dos principais indicadores

2.6.  Atuação no processo de Replan anual (e/ou semestral, se necessário), e gestão de sócios e investidores:

·      Replanning: Mensuração dos resultados da empresa no período x planejamento estratégico e revisão do modelo com base em premissas atuais e novas estratégias da empresa

·      Reporte ao Conselho: Preparação de materiais de reporte executivo para Conselho de sócios e investidores. Participação em reuniões de sócios e investidores para alinhamento de estratégia da empresa e definição de próximos passos.

2.7.  Reporte do andamento das atividades e resultados da tese em questão em Reuniões Mensais internos da Rise Ventures:

·      Reuniões Mensais Rise: Preparação de material (One Page) com resultado financeiro, projetos concluídos, e principais highlights e conquistas da tese, principalmente no que se refere a Pessoas, Projetos e Impacto Positivo. Apresentação da tese de investimento nos Comitês Mensais da Rise e troca de experiências entre todo o time.


 KEY PERFORMANCE INDICATORS (KPI’s)

·        Gestão de Projetos e Pessoas

ü  Avaliação dos gestores quanto aos projetos implementados sob responsabilidade

ü  Indicadores de sucesso dos projetos – projetos definidos x projetos implementados

ü  Qualidade das métricas operacionais real time de todos os projetos desenvolvidos (ter clareza de tudo o que se passa, sempre)

ü  Time motivado e se desenvolvendo na carreira (time Rise alocado e interno da tese)

 

·        Gestão Financeira

ü  Demonstrativos financeiros com histórico e em estrutura de fácil entendimento com premissas e dados corretos

ü  Orçamento definido e acompanhado por período, com premissas claras e projeções realistas

ü  Indicadores e métricas financeiras monitoradas diariamente

 

·        Fatores pessoais e qualitativos:

ü  Nível de aderência com propósito do business alta e alinhada

ü  Nível de autonomia pessoal/profissional e maestria no assunto atendido

ü  Feliz e se desenvolvendo e se divertindo no ambiente de trabalho (medida qualitativa)

 

PLANO DE CARREIRA

·        Intern (1 / 2)

·        Analyst (1 / 2 / 3)

·        Associate (1 / 2 / 3)

·        Manager (1 / 2 / 3)

·        Director (1 / 2 / 3)

 

Avaliação e Promoção:

- Avalições com base nas competências e responsabilidades desse job description definida

- Periodicidade de Avaliação: Avaliação semestral.

- Rodadas de Promoção: Junho e Novembro


 

COMPENSATION PACKAGE

- Salário Fixo, líquido, de acordo com o nível de senioridade.

- Benefícios

- Modelo: PJ (emissão de nota fiscal) com dedicação full time

- Bônus anual: Até 3 salários líquidos, dependendo da performance individual e da empresa.

- Planos de stock option pools (Rise e Investida) para níveis mais sêniores

- Reembolso de despesas com viagens e/ou moradia em outras cidades

- Treinamentos 'on-the-job' nas metodologias, e externo (se necessário)

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